segunda-feira, outubro 31, 2005

sexta-feira, outubro 28, 2005

It's only mud, honey

O blog Mel de Lama, que eu temia extinto, reavivou ontem. Aqui [e também já hoje num comentário no post baixo].

Novidades [uma dúvida]

Pergunto-me se Inês Pedrosa terá encontrado alguma novidade no manifesto eleitoral do professor Cavaco...
Eu procurei, com lupa e tudo, e nada.

Fugitivos

Segundo um relatório do Banco Mundial, um quinto dos licenciados portugueses trabalha no estrangeiro. Isto significa, fundamentalmente, que as universidades portuguesas e o Estado investem na formação de licenciados que depois vão exercer os seus ofícios em outros países. Na prática, chama-se a isto deitar dinheiro à rua. Porém, o que me espanta é que ainda haja 80% de licenciados portugueses que não procurem sair daqui o mais rapidamente possível. Aliás, nem eu sei muito bem porque não fiz já as malas há muito tempo.

Falência técnica

Será a melhor forma de descrever a minha situação económica depois de em menos de uma semana assistir a três concertos: Jarboe [Leiria, dia 1], Young Gods [Vila Nova de Gaia, dia 4] e Isabelle Antena [Lisboa, dia 5].

Image hosted by Photobucket.com

Compras

De passagem por Leiria, passei pela Alquimia - a melhor, para não dizer única, loja de discos da cidade - para comprar bilhetes para o concerto de Jarboe [ex-Swans] na próxima terça feira.
Image hosted by Photobucket.com

"Agarrados" aos bilhetes vieram mais duas compras: Aphex Twin [26 Mixes for Cash] e Pigface [Pigface vs The World]
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

quinta-feira, outubro 27, 2005

Think before you act, idiots!

Há portugueses que insistem em marcar férias para "locais paradisíacos" em época de furacões. Depois queixam-se das agências de viagens, da falta de informação, do sacana do furacão e tudo e mais alguma coisa. Que tal informarem-se antes de marcarem as feriazinhas nos tais "locais paradisíacos"?

E isso seria mau?

Se me descuido ainda dou por mim a gostar mesmo da música destes gajos. É que eles são mesmo bons.

Image hosted by Photobucket.com

Novidades

Inês Pedrosa, porta-voz de Manuel Alegre, diz que o manifesto de Mário Soares não tem novidades. Grande novidade. Ninguém estava à espera de novidades vindas dessas paragens. E novidade será que o manifesto ou programa eleitoral de qualquer um dos outros candidatos apresente alguma novidade. Pronto, não exageremos: que o manifesto ou programa eleitoral de qualquer um dos candidatos apresente algo que se pareça, vagamente que seja, com uma novidade.

Mandatários

Miguel Guedes é o mandatário para a juventude de Francisco Louçã. Miguel Guedes é vocalista dos Blind Zero. Haverá aqui alguma mensagem subliminar? Blind?... Zero?...

Portugal desafinado

Image hosted by Photobucket.com
Dó, ré, mi, fá, sol, la, MIM?

De mim precisará, já de SI tenho as mais sérias dúvidas.

quarta-feira, outubro 26, 2005

Jornalismo na desportiva

Isto sim é uma notícia: o Chelsea perdeu um jogo. Foi só nas grandes penalidades, mas perdeu [e foi eliminado da Taça da Liga Inglesa, pelo que Mourinho já não ganhará tudo este ano]. Por outro lado, este é um título absolutamente imbecil: "Deportivo goleia Real Madrid". Vai-se a ler e o resultado foi de... três a um.

Aviso à navegação: não me aquece nem me arrefece que o Chelsea ganhe ou perca, mas dá-me prazer que o Deportivo da Coruña ganhe. Principalmente ao Real Madrid...

Ano de colheita: 1977

Heroes, David Bowie
Low, David Bowie
The Clash, The Clash
Damned, Damned, Damned, The Damned
I, Peter Gabriel

Image hosted by Photobucket.com

Trans Europe Express, Kraftwerk
Rocket To Russia, Ramones
Blank Generation, Richard Hell & The Voidoids
Nevermind The Bollocks... Here's The Sex Pistols, Sex Pistols
IV Rattus Norvegicus
, The Stranglers
Suicide
, Suicide
77, Talking Heads
Marquee Moon, Television
Pink Flag, Wire

.../...

Post
arquivado com todas as capas em
As colunas [sem surround]

terça-feira, outubro 25, 2005

[Some of] the music that rocked my world # 14

Machine Head, Burn My Eyes [Roadrunner, 1994]

Image hosted by Photobucket.com

.../...

Davidian / Old / A Thousand Lies / None But My Own / The Rage To Overcome / Death Church / A Nation on Fire / Blood For Blood / I'm Your God Now / Real Eyes, Realize, Real Lies / Block

.../...

Burn My Eyes foi, juntamente com Demanufacture dos Fear Factory [conferir este post] e Roots dos Sepultura, um dos grandes álbuns na área do metal nos anos 90. À semelhança dos Fear Factory e dos Sepultura, após este magnífico disco os Machine Head enveredaram por trajectórias erráticas e nunca mais lançaram nada à sua altura.
Este disco andou comigo numa cassete, com Demanufacture do outro lado, em numerosas viagens de comboio ao longo de 1995 [antes dos leitores de mp3 havia umas coisas chamadas walkman..] e ainda hoje, ao voltar a ouvir Burn My Eyes me impressiona o poder e complexidade deste álbum de estreia. A precisão dos riffs de guitarra, o balanço irresístivel da secção rítmica e a raiva incontida das vocalizações fazem de Burn My Eyes uma peça irrepetível e indispensável em qualquer discografia especializada em Heavy Metal [mas não só]. Com este álbum , os Machine Head reunem o melhor do que havia ficado para trás na história do metal [do Hard Rock dos anos 70 ao Death de finais dos anos 80, princípios dos 90] e contribuiram para que um estilo habitualmente conservador desse uns quantos passos em frente.

.../...

[Texto recuperado do post sobre The Downward Spiral dos Nine Inch Nails] Em 1994 eu abandonava a Figueira da Foz [onde regressaria profissionalmente alguns anos depois] e rumava a Mortágua [um verdadeira cú de Judas no distrito de Viseu, permanentemente coberto de nevoeiro]. O cavaquismo entrara já na sua fase de decadência, longe que iam já os anos de euforia que, aliás, nunca partilhei ou compreendi sem que o professor tivesse conseguido criar o tal "novo homem português" que os seus ideólogos haviam idealizado. Lá por fora, a Europa de Leste - especialmente a ex-Jugoslávia - vivia em convulsão; no último trimestre do ano os primeiros passageiros atravessam o Canal da Mancha pelo tunel que liga a França à Inglaterra; na África do Sul Nelson Mandela tomava posse como o primeiro presidente negro; Kurt Cobain, ídolo da época e suposto porta-voz de de uma geração punha fim à vida; o Brasil [e algum mundo] chorava a morte de Ayrton Senna em pleno Grande Prémio de San Marino mas no Verão o país sambava pela conquista de mais um Campeonato do Mundo de Futebol; nos Estados Unidos tinha lugar uma das primeiras telenovelas da vida real com o assassinato de Nicole Brown Simpson e Ronald Goldman às mãos de O.J. Simpson [antiga vedeta do futebol americano e actor falhado]. Nesse ano foram lançados álbuns de gente tão diversa como Aphex Twin, Autechre, Beck, Beastie Boys, Dinosaur Jr, Machine Head ou Stereolab mas isso é conversa para outros posts [série Ano de Colheita].

.../...

Post arquivado em As colunas [sem surround]

segunda-feira, outubro 24, 2005

Eu não vou

De certezinha absoluta. Aliás, a coisa ainda vem longe e já me anda a irritar.

Bolas ao poste

Adriaanse voltou a ser um excelente treinador depois de ganhar ao Inter e ao Nacional da Madeira.
O Koeman agora já é outra vez um grande treinador. Recordo que há poucas semanas o homem era "una mierda".
Paulo Bento pode vir a ser um bom treinador e tem muito trabalho pela frente para por o Sporting a jogar futebol. Se não fossem os centrais, ontem era capaz de ter ganho ao Gil Vicente.
Claro que tudo isto pode vir a ser mentira nas próximas semanas se os resultados se inverterem. É espantoso como os nossos comentadores desportivos acham que o treinador X ou Y é competente semana sim, semana não. Excepto, José Mourinho, claro. Esse continua a ser o maior do mundo. Até que um dia as coisas corram mal, como aliás ele muito bem sabe. Nesse dia, também ele saberá o que é ser "una mierda" como todos os outros.
Entretanto, o Braga de Jesualdo Ferreira arrisca-se a ser campeão nacional. Em oito jogos sofreu um golo [que até foi marcado por um jogador do... Braga].

Actualização: a Comissão de Disciplina da Liga Portuguesa de Futebol Profissional só demorou 21 dias a castigar a entrada assassina de Petit sobre Tiago Targino do Vitória de Guimarães. Vai cumprir um jogo de castigo. Não joga com o Leixões para a Taça de Portugal...

Equívocos

Para os que pensam que os Franz Ferdinand ou os Radio 4 são o último, e original, grito do pop / rock, deixo aqui uma sugestão: Return The Gift dos Gang of Four. Para esclarecer equívocos e repor a verdade histórica. Estão lá os essenciais To Hell With Poverty, Damaged Goods, At Home He's A Tourist ou We Live As We Dream, Alone.

Image hosted by Photobucket.com

Nota de arrogância: eu não preciso de o adquirir. Tenhos os álbuns originais.

sábado, outubro 22, 2005

Sol de Inverno

Há muitos anos ouvi, no Som da Frente de António Sérgio [where else?...], uma canção chamada Camino del Sol. Nunca mais a esqueci. Espero voltar a ouvi-la daqui pouco tempo quando Isabelle Antena actuar no Lux em Lisboa no dia 4 de Novembro.

Image hosted by Photobucket.com

Easy Does It é o seu mais recente disco.

A Coluna Vertebral...

... é um dos blogs de um certo fadista que por acaso não gostou da mudança de visual. Espero que isso não o impeça de continuar a passar por cá [e a comentar os posts de futebol...].

Não se deixem enganar pela aparente simpatia deste post: por mim enrolava o RPS em arame farpado... Virtualmente falando, claro.

Cirurgia estética [e de reconstrução]

Concluí a arrumação do blog depois da mudança de visual. Espero que desta vez tenha conseguido evitar os erros que havia no anterior template [fruto da minha inépcia para o html...].

É sábado...

... mas sinto-me como se fosse domingo.

Small talk stinks

Image hosted by Photobucket.com

quinta-feira, outubro 20, 2005

Ora bolas...

... afinal não foi D. Sebastião quem regressou. Foi só o professor Aníbal. A verdade é que hoje também não esteve nevoeiro. Fica para uma próxima oportunidade.

Cirurgia estética

Já há links. Só falta completar a secção dos blogs.
Entretanto, o blog demora mais tempo a carregar no browser I******t E******r [até me custa escrever o nome], o que é muito bem feito para aqueles que insistem em usá-lo!... No Mozilla Firefox carrega num instante!

Hey, teacher!...

Em dia de greve dos funcionários da Administração Pública, o Professor regressa ao activo. À hora dos telejornais, frente a um batalhão de pessoas que escrevem para os jornais que há uns anos dizia não ler.

... leave the "kids" alone...

Previsão metereológica

Hoje deveremos ter nevoeiro. Pelas notícias que por correm, D. Sebastião regressa hoje. Conviria talvez não esquecer que os metereologistas também se enganam...

quarta-feira, outubro 19, 2005

Comentários

Já são possíveis.

Cirurgia estética

Fiz uma intervenção estética [e também de reconstrução] no blog. De vez em quando, é bom mudar de visual e, além disso, posso assim corrigir algumas asneiras que a minha inépcia foi introduzindo no template.
Fica, entretanto, a faltar colocar os links na barra da direita, o que vai levar algum tempo porque os vou inserir um a um [para evitar as tais asneiras...]. Fica também a faltar a caixa de comentários.
Mais uns diazitos e já deve estar tudo operacional.

Leituras

Faz-me muita confusão que num país com um dos mais elevados indíces de iliteracia da Europa [para não dizer do mundo], tanta gente continue a "fazer leituras" dos resultados eleitorais das últimas autárquicas. Deverei levar toda essa gente a sério?

segunda-feira, outubro 17, 2005

Para ver [e ouvir também]

Correndo o risco de chocar algumas almas mais devotas, aqui confesso que não sou fã e nem sequer aprecio particularmente a música dos Sigur Rós. Aliás, em certos momentos a sua música irrita-me solenemente. Dito isto, Glósóli é um grande tema - além de longo [piada rasteira] - e está especialmente bem servido por um magnífico teledisco [video-clip para os angófilos].

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

Fashion... rules?

Image hosted by Photobucket.com
[Imagem: Adbusters]

Conto de fadas

Às vezes o email serve para espalhar histórias interessantes, ainda que mínimas. Como esta.

O mais curto conto de fadas do mundo.

Era uma vez um rapaz que perguntou a uma rapariga:
"Queres casar comigo?"
Ela respondeu:
"Não."
E o rapaz viveu feliz para sempre, caçou, foi à pesca, teve sempre tempo para ver os jogos na Sport TV, bebeu a cerveja que aguentou, e voltou para casa sempre à hora que lhe apeteceu. Fim.

domingo, outubro 16, 2005

41 anos...

... é muito tempo. Desde 1964 que a Briosa não vencia o Sporting em Lisboa. Conseguiu-o hoje, mas convenhamos que quando só há uma equipa em campo é mais fácil.

[Actualização, segunda feira, 12h34]: o Público que a Académica esteve 29 anos sem ganhar em Alvalade. Seja como for, foi há muito tempo.

Domingo

All systems out.

sexta-feira, outubro 14, 2005

Ascensão e queda [um post sobre futebol]

Ferenc Puskas é um daqueles nomes míticos do futebol mundial que a minha geração nunca viu jogar. Como Péle, Garrincha, Eusébio ou Di Stefano, de Puskas conhecemos-lhe apenas o nome e sabemos só o que os nossos pais ou avós nos contaram. Mesmo assim, a notícia no Público de hoje sobre o estado de saúde [sofre de Alzheimer] e, principalmente, o estado financeiro de Puskas faz-me impressão.

Image hosted by Photobucket.com

Também José Torres, antigo futebolista do SLB e, salvo erro, vencedor de duas Taças dos Campeões Europeus, sofre de Alzheimer e está sem dinheiro. Ele que até chegou a qualificar a selecção portuguesa para um Mundial de futebol.

Puskas e Torres são dois exemplos de jogadores de futebol que fizeram sonhar gerações, que deram alegrias a milhões de adeptos e glória aos seus clubes e que no fim da vida conhecem o sabor amargo da pobreza. No final, acabam derrotados. Quantos dos que agora nos dão alegrias acabarão como eles?

Não é [para] uma lição

Mais logo rumo a uma cidade de que aprendi a gostar: Coimbra. Apesar de tudo, Coimbra é uma bela cidade e, de vez em quando, sabe bem lá voltar.

Image hosted by Photobucket.com

O novo Bond, James Bond

É loiro e tem olhos azuis. Chama-se Daniel Craig. Duvido que esteja à altura de Roger Moore ou mesmo de Pierce Brosnan [Sean Connery joga num campeonato à parte]. Mas como já tinha pensado o mesmo sobre Brosnan, talvez seja boa ideia dar-lhe o benefício da dúvida.

Image hosted by Photobucket.com

quinta-feira, outubro 13, 2005

Olha que pena tão grande...

Aquela selecção para a qual Portugal perdeu o Euro 2004, não se conseguiu apurar para o Campeonato do Mundo. Essa selecção regressa ao lugar que normalmente ocupa no futebol internacional: fora das grandes competições.

O pior é que assim ainda me custa mais aquela derrota de 4 de Julho de 2004.

Atrocity exhibition

Começou ontem a ser julgado, no tribunal de Portimão, o infame caso Joana, a menina cujo cadáver nunca apareceu e que terá sido repetidamente violentada, violada e finalmente assassinada pela própria mãe e por um tio.
Com o início do julgamento regressa o circo de atrocidades tão ao gosto da nossa [e não só, eu sei] comunicação social. Ao menos, que a morte de Joana sirva para sacudir as consciências daqueles que que sabem, ou suspeitam, de casos semelhantes e se calam porque "assuntos de família são assuntos de família".

quarta-feira, outubro 12, 2005

Este sim, é um post sobre futebol

Pedro Pauleta é o melhor marcador da história da selecção nacional de futebol: 42 golos, superando os 41 de Eusébio. E o homem dos Açores não vai ficar por aqui.

Este post não é sobre futebol [apesar de parecer]

Petit, profissional do SLB, é um dos maiores caceteiros do futebol português. No último jogo do SLB entrou violentamenta sobre um colega de profissão [Targino do Vitória de Guimarães], não foi expulso [como deveria ter sido] e foi-lhe instaurado um dos famosos processos sumaríssimos [famosos porque deveriam ser rapidamente resolvidos e nunca o são...]. As suas entradas violentas sobre colegas de profissão são frequentes mas o senhor continua a pisar os relvados de futebol [e os colegas].
Pinto da Costa, presidente de um dos maiores clubes de futebol portugueses, é outro dos grandes caceteiros do futebol português. São famosas as suas declarações incendiárias, que os fanáticos e os jornalistas desportivos gostam de descrever como "a ironia de Pinto da Costa." A última relaciona-se directamente com Petit: «Não vou ser eu que vou estar a julgar porque nem sequer vi o lance. Agora, que aquilo que me contaram pessoas em que eu acredito é que é uma entrada que por lei ter de ser punida com expulsão» Se não viu, mais valia ter ficado calado.
Luís Filipe Vieira, presidente de outro dos grandes clubes de futebol portugueses, é outro dos maiores caceteiros do futebol português. E então desde que Geovanni Trapatoni, o FCP e o SCP lhe ofereceram o campeonato nacional após um longo jejum o homem não se cala. São famosas as suas declarações, mas falta-lhe alguma da pouca subtileza que o seu ex-amigo e ex-parceiro de negócios Jorge Nuno ainda vai tendo. A última relaciona-se directamente com Petit e com Pinto da Costa: «Os tempos mudaram, pois há uns anos ninguém se preocupava se o Petit jogaria ou não. Esses senhores têm agora receio e, por eles, aplicavam sumaríssimos a todos os jogadores do Benfica.» Alguma palavra sobre a conduta violenta de Petit? Também não deve ter visto. Mais valia ter ficado calado.
Tudo isto é habitual: quer as entradas violentas de Petit quer as declarações de Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira em vésperas de jogos ditos grandes. Depois, espantam-se que, volta não volta, os adeptos radicais se envolvam em cenas de pancadaria. Com os exemplos que vêm de cima, a mim só me espanta que haja jogos em que os adeptos se comportam normalmente.

Escusam de deixar comentários se for para dizer que é assim em toda a parte do mundo: como diz o povo [que às vezes até acerta...] "com o mal dos outros posso eu bem".

terça-feira, outubro 11, 2005

Arte em bocados

Não sei há quanto tempo existe o site, mas só hoje o descobri. Sempre que vou ao Porto - não tão frequentemente como desejaria... - não dispenso uma passagem pela Rua Miguel Bombarda [a "rua das galerias de arte"] e uma visita a um versátil espaço aí localizado: o edífico Artes em Partes [principalmente pelos discos da Matéria Prima mas também pelo resto]. Passem por lá mas não contem a ninguém. Acho que é segredo...

Image hosted by Photobucket.com

Provavelmente a melhor análise às autárquicas de domingo

Já está escrito há mais de cem anos e foi agora [ontem] citado aqui.

Vocês para mim vêm de carrinho...

... de mão!

Traficar haxixe já não é o que era.

segunda-feira, outubro 10, 2005

Este Google é cá um maluco!

Experimentem fazer uma pesquisa de imagens no Google com as palavras "Avelino Ferreira Torres"...
Eu fiz essa pesquisa - para encontrar uma imagem da criatura para um post mais abaixo - e deparei-me com esta imagem:
Image hosted by Photobucket.com

e ainda com esta:
Image hosted by Photobucket.com

e mais esta:
Image hosted by Photobucket.com

A minha favorita é, porém, esta:
Image hosted by Photobucket.com

O Google é mesmo um pândego de primeira!

I don't like mondays

Creio até que as detesto. Ao contrário dos domingos, que adoro.

domingo, outubro 09, 2005

Entretanto...

... a chuva regressou hoje à minha cidade. Seja bem vinda.

Autárquicas [grandes vendedores da noite]

"Os resultados ficam aquém das expectativas do PS." Sócrates dixit. Estranho. Quererá ele dizer com isso que o PS não ganhou?

Autárquicas [grandes vendedores da noite]

Já ouvi Jerónimo de Sousa dizer que a CDU ganhou. Já ouvi Miguel Portas dizer que o BE ganhou. Agora ouço Marques Mendes dizer que o PSD ganhou [mostrando-se particularmente satisfeito com o facto de na Madeira o PSD de Alberto João Jardim ter ganho todas as câmaras - sem comentários...]. Já ouvi alguém do CDS dizer que ganhou. Contas feitas, só falta alguém do PS - de preferência Sócrates - vir dizer que ganhou. Assim ficam todos satisfeitos.

Autárquicas [um dos grandes derrotados da noite]

O site do STAPE que deveria fazer o acompanhamento em tempo real do apuramento dos resultados...

Autárquicas [cá na terra]

Foi reeleito para um terceiro mandato o engº António Paiva, cabeça de lista do PSD. Duvido que esta seja uma boa opção para a cidade e para o concelho.

Autárquicas [Santarém]

Parece que Moita Flores poderá ter sido eleito presidente da câmara de Santarém. Espero que o homem deixe de ter tempo para escrever os seus guiões televisivos. Esta pode ser, portanto, uma boa noite para a televisão em Portugal.

Autárquicas [o crime compensa]

A declaração de Fátima, presidente eleita de Felgueiras, é um primor de hipocrisia, de falta de decência e de vergonha. Na sua boca, palavras como "democracia", "moral", "ética" ou "valores" sabem a fel. Quem elegeu esta senhora não merece melhor.

Autárquicas [nem sempre o crime compensa]

Ferreira Torres perde em Amarante! A minha alma está parva... Afinal o crime nem sempre compensa.

Autárquicas [o repetente]

O filho de Mário Soares volta a ser derrotado em eleições autárquicas. Há quatro anos perdeu para Santana Lopes em Lisboa. Agora perde para Fernando Seara em Sintra. Se calhar, era de considerar uma mudança de carreira.

Autárquicas [o crime compensa]

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

Autárquicas [surprise!...]

Segundo as sondagens "à boca das urnas", Isaltino, Valentim e Felgueiras vão ser eleitos. Porque será que isto não me surpreende? E Amarante deve eleger Ferreira Torres. Lisboa terá escolhido Carmona Rodrigues e o Porto Rui Rio. Ainda não sei nada do meu concelho.

They did it again

Ganhar por dois golos a um à selecção do Liechstenstein é uma derrota.

sexta-feira, outubro 07, 2005

Um post sobre futebol

Amanhã a selecção portuguesa de futebol joga amanhã com a selecção do Liechtenstein e deve - tem de - conseguir o apuramento para o Mundial da Alemanha. Aliás, qualquer resultado abaixo de 5 - 0 é como se fosse um empate. A qualidade das duas selecções é incomparável e o que aconteceu há cerca de um ano [empate a dois golos] é um resultado inadmíssivel que só aconteceu devido à displicência dos jogadores portugueses.

Entretanto acabo de saber que Gilberto Madaíl acha que será «será difícil manter Scolari» após o Campeonato do Mundo. Por mim, esta é uma boa notícia: não aprecio particularmente as qualidades de Scolari, não acho que o senhor seja treinador à altura do potencial da selecção nacional de futebol e não lhe atribuo grande mérito na conquista do último Mundial para o Brasil. Para os mais distraídos, recordo que, basicamente, o Brasil foi carregado ao colo até à final por árbitros "habilidosos" [conferir jogos com a Turquia e a Bélgica, por exemplo]. E já agora, quem levou Portugal à final do Euro 2004 não foi Scolari, foi José Mourinho, treinador que dificilmente teria perdido aquela maldita final com uma equipa que nem futebol jogava. E já agora, parte dois, o prazo de validade de Gilberto Madaíl à frente do futebol português já está mais do que esgotado.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Regresso, excepcionalmente, às autárquicas...

... para dizer que estou a considerar seriamente a hipótese de me mudar de armas e bagagens para Vila Verde,

Image hosted by Photobucket.com
[imagem roubada no blog do momento]

se Carolina Amélia lá ganhar as eleições.

O discurso do Presidente

Os partidos políticos isto, a corrupção aquilo, os incêndios não sei quê, os magistrados, advogados e funcionários judiciais não sei que mais e os militares aqueloutro. Todos - a começar pelos líderes partidários - concordaram na generalidade, mesmo os que não ouviram ou não leram o discurso. Todos aplaudiram. Todos acenaram as suas cabecinhas em sinal de concordância. E, como sempre em Portugal, tudo vai ficar exactamente na mesma. Como veremos no próximo domingo.

Culinária

Gosto de programas de culinária na televisão. Corrijo: de programas de culinária tão bem feitos que são mais do isso. Hoje numa rubrica escondida do Público [Visto nas páginas sobre televisão] fala-se de um desses programas, Na Roça com os Tachos realizado em São Tomé e apresentado pelo são-tomense João Carlos Silva.
Nem sabia que o prgrama ainda passava na RTP [passa clandestinamente em horários estranhos - a sina de todos os bons programas que as televisões portuguesas vão produzindo ou comprando]. Na Roça com os Tachos é um programa maravilhoso, apesar de ser feito com escassos meios, e é mais do que um programa de culinária. Nada que se compare sequer com aquelas rubricas pseudo-culinárias da televisão portuguesa que se limitam a "dar" receitas. Na Roça com os Tachos, programa delicioso, é comparável aos melhores programas de culinária que costumava ver há uns anos no Travel ou na BBC [e num canal francês cujo nome me escapa]. É também uma prova de que com poucos - muito poucos - meios se pode fazer excelente televisão.
Mas melhor que eu já outros falaram de João Carlos Silva e do seu apetitoso Na Roça com os Tachos. Confiram aqui e aqui, por exemplo.

quarta-feira, outubro 05, 2005

Um post republicano

Porque hoje é 5 de Outubro.

Image hosted by Photobucket.com

E nem vou dizer que esta república está velha, gasta, decadente e podre.

Ainda a propósito da rádio em Portugal

Quem é que eu vi há bocado na SIC Notícias no Páginas Soltas da Guimarães? Nem mais nem menos que António Sérgio a falar sobre rádio [um bocadinho] e sobre The Songlines de Bruce Chatwin. Vá-se lá saber porquê, António Sérgio também acha há já alguns anos que a rádio em Portugal está uma merda [só que o diz de modo mais diplomático, que o homem é um senhor].
Evidentemente há excepções: sempre que vou para os lados de
Coimbra não dispenso a magnífica RUC [ainda e sempre no ar] e quando passo por Braga - o que é raro - sintonizo a RUM.

Image hosted by Photobucket.com

Só não sei se estas excepções nos permitem ter esperança quanto ao futuro próximo da rádio em Portugal. Do que tenho a certeza é que, actualmente, a rádio em Portugal está uma merda. Mas acho que já me estou a repetir...

Image hosted by Photobucket.com

Até em Espanha já se ouve melhor música na rádio

Ocorreu-me a propósito do post anterior que na minha mais recente viagem a Espanha, há uns meses, consegui ouvir alguma boa música em pelo menos uma estação de rádio espanhola. Era a RNE3, se não estou em erro.

A rádio em Portugal

A propósito do encerramento da Rádio Voxx, que de resto nem sequer se ouvia aqui, e de vários desabafos e lamentos pelo funesto acontecimento, só me ocorre dizer que a rádio em Portugal está uma merda e ponto final. É como o Blitz, de resto. Pelo menos no caso da rádio, o problema já não é de agora.

Regresso às autárquicas...

... para recomendar este blog que acabo de descobrir. Pedaços do país real estão compilados aqui.

Serviços secretos

Sempre me fez uma certa confusão que os serviços secretos tenham sites na Internet. Deveriam ser serviços, aaah, secretos, ou não?

Um post sobre futebol

Nas últimas semanas tem-se questionado insistentemente a continuidade de um certo treinador de futebol à frente de um certo clube. Primeiro porque as exibições da equipa não satisfaziam os adeptos [mesmo que a equipa ganhasse os jogos]. Depois porque a equipa começou a perder jogos "escandalosamente". A culpa é da falta de liderança do homem e da sua incapacidade em motivar os jogadores [*], das substituições que ninguém entende [principalmente aqueles que não são treinadores de futebol...], das invenções no "onze principal", etc... A culpa não é dos seus patrões - os dirigentes da SAD que o contratou - nem dos seus subordinados [os jogadores] que são pagos para obedecer às suas ordens.
Acontece no Sporting Clube de Portugal como no ano passado aconteceu no Futebol Clube do Porto e em outros anos no Sport Lisboa e Benfica, para me restringir apenas aos três cada vez menos grandes do pontapé na bola português. A culpa é normalmente do treinador. Dele, só dele e de mais ninguém. E quando não é do treinador é do árbitro.

[*] Esta da falta de motivação dos jogadores dá-me sempre vontade de rir. Os ordenados - muito mais altos que os da generalidade dos outros trabalhadores - que recebem e a satisfação de ganhar um jogo, uma taça ou campeonato não serão motivação mais do suficiente? E os aplausos dos adeptos? E serem idolatrados por milhares de pessoas? Que raio de motivação extra precisam? Razão tem o Mourinho: se um jogador não está motivado para ganhar é porque não está bem no clube que representa e se assim é que mude de clube. Ou de profissão, acrescento eu.

terça-feira, outubro 04, 2005

O Blitz

Tinha aqui escrito um post sobre a fraca qualidade do único jornal musical português - se descontarmos alguns suplementos, como por exemplo, o Y do Público - mas resolvi apagá-lo. Não vale a pena. Aquilo está uma merda e ponto final.

Eclipse

Ah pois! Ontem tivemos direito a um eclipse anular. Desculpem lá se não me excitei por aí além com a coisa. É que nos últimos meses [e anos] tenho passado por muitos locais onde os fogos florestais têm provocado eclipses do total bem mais intensos que o da manhã de ontem...

exCitações

Não sou grande apreciador dos blogs que passam a vida a postar citações a torto e a direito e a propósito de tudo e de nada, mas hoje apetece-me citar, duplamente, William S. Burroughs. A propósito de nada, basically.

"A paranoid is someone who knows a little of what's going on."

"Paranoia means having all the facts."

segunda-feira, outubro 03, 2005

Ano de colheita: 1976

Blondie, Blondie
Station To Station, David Bowie
Sad Wings of Destiny, Judas Priest
The Song Remains The Same, Led Zeppelin
Hejira, Joni Mitchell

Image hosted by Photobucket.com

The Modern Lovers, The Modern Lovers
The Ramones, The Ramones
The Runaways, The Runaways
Zoot Allures, Frank Zappa

.../...

Post arquivado com todas as capas em As colunas [sem surround]

Esquerda moderna

No sábado à noite fui a uma iniciativa de campanha do Bloco de Esquerda [em Tomar]. Não porque simpatize particularmente com a espécie, mas porque dois amigos meus - o Miguel e o Bruno [a.k.a. Urb + Beeper] - lá iam apresentar a sua música [electrónica] em formato live act. A coisa teve lugar na Nabantina, ilustre colectividade da cidade. À porta um dos candidatos à autarquia local pelo Bloco cumprimenta-me e pede-me dois euros pela entrada. "Como? Pagar entrada? Mas isto não é uma iniciativa de campanha eleitoral, destinada a convencer-nos a votar em vocês?". No final do que eu pensava ser uma iniciativa de campanha subiu ao palco o cabeça de lista para nos explicar que aquilo tinha sido uma "iniciativa cultural".
Deve ser isto a esquerda moderna [ou então andam a ficar sem fundos para o caviar].

[As coisas que um gajo faz pelos amigos...]

Presidenciais [agora eu]

Tenho mais de 35 anos, não tenho qualquer registo criminal e conheço pelo menos 27 pessoas que votariam em mim sem hesitar [ou seja, tenho mais potencial eleitoral que Garcia Pereira e Carmelinda Pereira juntos].
Sou portanto candidatável.
Ainda não decidi se serei candidato. Também tenho direito ao meu tabuzito. A partir de agora vou passar a usar a expressão "sobre essa matéria não me pronuncio".

Presidenciais [outra e outra e outra vez]

Enquanto à esquerda proliferam candidaturas cujo único objectivo é derrotar um candidato que não o é [pelo menos por enquanto], à direita é o deserto. O tal candidato que não o é não avança mas também não recua e mais ninguém se chega à frente. Claro que Telmo Correia resolveu palpitar sobre uma eventual candidatura do seu antigo líder mas tirando isso, nada, ninguém. O professor que dialoga com Ana Sousa Dias aos domingos à noite continua a dizer que, enfim, o tal candidato que não o é há-de vir a sê-lo e que ele próprio não será candidato [embora seja candidatável, mas candidatáveis são praticamente todos os cidadãos portugueses com mais de 35 anos, grupo no qual, aliás me incluo].

Presidenciais [outra e outra vez]

Telmo Correia acha que Paulo Portas é um bom candidato a qualquer coisa. Paulo Portas não comenta. Ribeiro e Castro quer o partido calado e concentrado nas autárquicas. Eu estou com Portas: nem comento.

Uma vitória, finalmente

Académica 2 - Gil Vicente 0

Foi ontem.