quarta-feira, novembro 30, 2005

Uma campanha triste

A pré-campanha para as presidenciais decorre com tristeza confrangedora.
Cavaco procura esconder a todo o custo que é apoiado por dois partidos políticos [PSD e CDS], facto que a própria comunicação social tem, deliberada ou acidentalmente. omitido. O homem que fez de conta que reformou Portugal de 85 a 95, ainda não mostrou uma ideia que fosse [provavelmente porque nada tem para mostrar], tem-se limitado a trivialidades e tenta convencer o povo de que com ele em Belém o país encontrará a salvação. O povo, creio bem, vai ter uma desagradável surpresa.
Mário Soares tenta distanciar-se do PS e, entre vacuidades e ideias batidas, não desiste de atacar Cavaco. Ainda ninguém percebeu porque se candidata Soares. O único motivo que o "pai" da democracia portuguesa continua a repetir até à exaustão é a necessidade de impedir que Cavaco seja eleito. A mim parece-me pouco.
Também não se percebe o que move Manuel Alegre. Despeito talvez. Depois de ter sido convidado - ou pelo menos aliciado - por Sócrates para avançar, sentiu-se justamente traido pelo partido que ajudou a construir e por um amigo de longa data [Soares]. Entretanto, a guerilha entre Alegre e o PS teve mais um desenvolvimento: Alegre faltou à votação final do Orçamento de Estado e o PS ataca-o alegremente. Como bem notou um reporter, parece que Alegre quer usufruir dos direitos de ser deputado sem ter de cumprir os deveres inerentes ao cargo.
Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã continuam a sua guerra particular pelo maior número de votos à esquerda do PS. Jerónimo não quer que o PCP perca para o BdE e Louçã quer superar o PCP. Tudo o que digam sobre as presidenciais é retórica.
Depois há ainda os outros, com Garcia Pereira - conhecido e bem pago advogado que se candidata com o apoio do PCTP/MRPP - à cabeça. Não contam para nada e ponto final.
Contas feitas, resta-me continuar a apoiar a candidatura do banana Vieira. Esse ao menos não se leva a sério e vai alegrando esta triste pré-campanha.

Ano de colheita: 1979

The B-52's, The B-52's
Lodger, David Bowie
London Calling, The Clash
Armed Forces, Elvis Costello & The Attractions
Three Imaginary Boys, The Cure
Dragnet, The Fall
Entertainment, Gang of Four
Unknown Pleasures, Joy Division
Overkill, Motörhead
Bomber, Motörhead
Unbehagen, Nina Hagen Band
Image hosted by Photobucket.com

Metal Box, PIL
The Wall, Pink Floyd
Regatta de Blanc, Police
The Specials, The Specials
The Raven, The Stranglers
Fear of Music, Talking Heads
154, Wire
Live Rust, Neil Young & Crazy Horse
Rust Never Sleeps, Neil Young & Crazy Horse
Joe's Garage, Frank Zappa
Sheik Yerbouti, Frank Zappa

.../...

Post arquivado em As colunas [sem surround] com todas as capas

terça-feira, novembro 29, 2005

[Some of] the music that rocked my world # 16

Pixies, Surfer Rosa [4AD, 1988]

Image hosted by Photobucket.com

Bone Machine / Break My Body / Something Against You / Broken Face / Gigantic / River Euphrates / Where Is My Mind? / Cactus / Tony's Theme / Oh My Golly / Vamos / I'm Amazed / Brick Is Red

.../...

Ah, os Pixies!... Ao contrário do que alguns dos meus amigos pensam não sou um GRANDE fã da banda de Charles Thompson a.k.a. Black Francis, Joey Santiago, Kim Deal e David Lovering. Foram - continuam a ser - uma banda admirável, mas nunca nutri pelos Pixies aquele tipo de devoção que nos leva a perdoar algumas infelizes decisões musicais [no seu caso, refiro-me a demasiados temas de Bossanova ou Trompe Le Monde]. Come On Pilgrim, Surfer Rosa e Doolittle são três albuns excepcionais e os seus temas resistem intactos à passagem dos anos. Surfer Rosa é o meu álbum de eleição dos Pixies. Ouvi-o pela primeira vez na íntegra, numa cassete gravado pelo P.S., juntamente com Doolittle [de 1989, se calhar tão bom como Surfer Rosa] no final dos anos 80 e o seu impacto em algumas das minhas convicções musicais foi imenso. Provavelmente, o que me terá atraiado em primeiro lugar para a música do quarteto foi a sua faceta punk, o desregramento vocal de Francis e as guitarras estridentes de Santiago. Logo a seguir deixei-me seduzir pela voz cristalina de Kim Deal e pelas suas inconfundíveis linhas de baixo e, finalmente, pelos ritmos certeiros de Lovering.
O que têm, ainda hoje, os Pixies de tão excepcional? Canções. Muitas canções. Quase todas grandes, enormes, canções. Tome-se Surfer Rosa como exemplo: pelo menos 11 dos 13 temas do disco são clássicos absolutos no espólio da banda - só Something Against You e Brick Is Red destoam - e muito ligeiramente - do altíssimo padrão de qualidade das restantes. Praticamente o mesmo se pode dizer de Doolittle.
Tive a felicidade de ver os Pixies em duas ocasiões. A primeira em 91, num memorável concerto no Coliseu do Porto que acabou com Where Is My Mind? a ser tocado com as luzes da sala já acesas. A segunda em Agosto passado no Festival de Paredes de Coura, onde Francis e companhia deram aos novatos que por lá tocaram uma verdadeira lição de como fazer música.

.../...

[Texto recuperado do post sobre Daydream Nation dos Sonic Youth, 21.07.2005] Este disco saiu num ano [1988] em que eu me arrastava pelas salas de aula da FLUC aprendendo o que rapidamente esqueceria e do qual recordo principalmente os concertos de Pop Dell Arte com Mão Morta e de Peter Murphy no Porto, de Woodentops em Matosinhos, de Jesus and Mary Chain e Nick Cave em Lisboa e de Duruti Column e A Certain Ratio em Coimbra. Foi ainda nesse também que conheci a então ainda fervilhante Ribeira portuense. Nesse ano os Estados Unidos eram abalados pelo escândalo Irão-Contras [que envolvia altas patentes militares como John Poindexter ou o caricato Oliver North] e George Herbert Walker Bush era eleito sucessor de Ronald Reagan; a União Soviética aceitava retirar-se do cemitério afegão após anos de luta contra os rebeldes [parece que Bin Laden andava por lá, a soldo dos... Estados Unidos]; um milhão de mortos depois, o Iraque e o Irão punham fim à guerra que os opunha; na Escócia, terroristas líbios [a soldo de Khadafi, ao que consta, agora amigo da... União Europeia] faziam explodir o voo Pan Am 103 em Lockerbie fazendo 270 mortos e no Brasil era assassinado, por encomenda de proprietários de terras na Amazónia, o activista Chico Mendes. Por cá, vivia-se ainda a euforia dos primeiros anos do cavaquismo e dos fundos estruturais da CEE que, ao que nos diziam, haveriam de fazer de Portugal um país desenvolvido e civilizado. No Verão, a 28 de Agosto, o Chiado ardia.

.../...

Post arquivado em As colunas [sem surround]

Ivo Watts-Russel

O fundador da 4AD.

Image hosted by Photobucket.com

A propósito da 4AD, deixo aqui este link para um excelente site sobre aquela editora britânica. Uma verdadeira enciclopédia.

As primeiras edições

Da Axis, que se viria a transformar na 4AD.

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

[The Fast Set: Junction One, Bearz: She's My Girl; Shox: No Turning Back; Bauhaus: Dark Entries]

Um quarto de século

Alguma da melhor música dos últimos 25 anos saiu na casa de Ivo Watts-Russell, a 4AD. Um quarto de século é, no mundo da música, muito tempo. E se considerarmos os sempre elevados padrões de qualidade da 4AD, mais significativo se torna este aniversário. Algumas imagens de 25 anos de discos.

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

segunda-feira, novembro 28, 2005

Lembram-se?

No dia 4 de Março de 2001 caiu a ponte Hintze Ribeiro em Entre-os-Rios [Castelo de Paiva]. Dezenas de pessoas morreram naquele domingo à noite. Muitos dos corpos nunca chegaram a aparecer. Mais de quatro anos depois, o juíz de Instrução Criminal do Tribunal de Castelo de Paiva decidiu que vai haver julgamento [a menos que algum recurso volte a adiar tudo]. Dirão alguns que se começa a fazer justiça. Pessoalmente, parece-me que justiça tão lenta não é justiça.

sexta-feira, novembro 25, 2005

Food for thought

Isto devia-nos fazer pensar um bocadinho. No Rocketbottom de Amanda Congdon.

Vai um cigarrinho?

20 boas razões PARA FUMAR. N'A Fonte.

Image hosted by Photobucket.com

Graham Swift

Ando com saudades de ler um livro de Graham Swift. Não é um autor referenciado pelas elites culturais, mas é um autor cujos livros sempre me deram muito prazer. A começar por Waterland.

Bolas ao poste

O futebol português teve esta semana uma prestação ao seu nível habitual. O SLB, segundo Luís Filipe Vieira o melhor clube do mundo, empatou - quando precisava de ganhar - com uma mediana equipa francesa e ainda por cima a jogar praticamente em casa. O FCP, ex-campeão europeu e mundial, empatou - quando precisava de ganhar - com uma equipa de um campeonato onde só existem dois clubes [Escócia]. O VFC empatou - quando precisava, humm, de ganhar - com uma mediana equipa do campeonato inglês. Ainda acham que o futebol português é competitivo? Spare me!... Lamentável. Triste e lamentável.

terça-feira, novembro 22, 2005

Há dúvidas?

O PS, diz quem conhece bem essa "família", sempre foi pródigo em intrigas e traições. Aliás, nisso o PS será como os outros partidos políticos. Com maior ou menor frequência, com mais ou menos pormenores, lá vamos tendo conhecimento de quem intrigou contra quem, quem traiu quem. Por vezes essas histórias são apenas rídiculas; outras vezes são ilustrativas do tipo de políticos que temos. No caso da mais recente "zanga de comadres" socialistas, trata-se de uma dessas histórias que contribuem para que se perceber melhor que políticos temos. É uma história exemplar. Manuel Alegre diz que foi convidado pessoalmente por José Sócrates para avançar com uma candidatura à presidência da República; Sócrates desmente Alegre; Alegre desmente o desmentido de Sócrates. Um dos dois mente. Eu não tenho dúvidas sobre qual dos dois mente...

segunda-feira, novembro 21, 2005

Ainda a praxe

«Desde há séculos que existe e impera uma "tirania" na Academia Coimbrã: chama?se PRAXE ACADÉMICA. [...] Praxe que existe actualmente em Coimbra não vai além do corte do cabelo, da mobilização do caloiro e de umas ?festas'' às unhas dos infractores [...]»
Com aspas ou sem aspas, tirania é sempre tirania e as "festas" às unhas dos infractores costumam doer. Tudo o que está à volta deste excerto é retórica. Ou, mais simplesmente bullshit. Tretas.

Praxe

Não gosto de praxes. Nunca gostei. Nunca fui praxado. Nunca praxei. Sempre achei a praxe uma imbecilidade, por vezes violenta e sempre humilhante, e nunca entendi porque tantos caloiros [detesto esta designação quase tanto como a própria praxe] se sujeitam alegremente a esses rituais de humilhação públca. Fico contente por saber que alguns dos meninos que violentaram uma caloira da Escola Agrária de Santarém vão ser julgados em tribunal.
Poupem-me aos batidos argumentos a favor da praxe. A praxe não integra os caloiros no mundo universitário - a praxe humilha. A praxe não estabelece laços de camaradagem entre os universitários - a praxe violenta.
O caso de Santarém, ao que sei o primeiro que será julgado em tribunal, não é um caso isolado. Poderá ter sido um caso extremo, mas não é caso único em instituições do ensino superior português. Só não vê quem não quer.

Até pode ser o melhor podcast do mundo...

... mas para mim, isto é chinês. Isto já não é bem chinês. mas na maior das vezes anda lá perto.

Os melhores blogs do mundo

Segundo a Deutsche Welle, este é o melhor blog do mundo. Este é um dos melhores e é em Português.

Oh, Zé Maria, pá!

Disseram-me - ou li algures, já não me lembro - que este senhor também quer candidatar-se à presidência. Estás a gozar com o pagode, não estás?

Oh Sampaio, pá!

Estás a gozar com o avôzinho, não estás?

domingo, novembro 20, 2005

Do Braga desde pequenino

Na época passada, o Sporting de Braga andou na luta pelo título de campeão nacional. Este ano é, há várias jornadas, líder isolado do campeonato. Ontem bateu o campeão nacional em título por 3 a 2. Mais importante que esse facto, ontem o Sporting de Braga jogou em casa com o Benfica, algo que eu nunca me recordo de ter visto. Em Braga, como em muitas outras cidades, o Benfica - e, menos, o Sporting e o Porto - joga sempre em casa. Ontem poderá ter-se começado a inverter essa situação e pode ser que, a prazo, passe a haver adeptos "desde pequeninos" de outros clubes que não os três cada vez menos grandes.

Fútbol

Já uma vez aqui tinha que não tenho a mínima simpatia pelo Real Madrid. E menos ainda tenho quando Real e Barcelona se defrontam. Ontem - em Madrid - os "galácticos" foram literalmente atropelados pela máquina de jogar futebol liderada por Ronaldinho.

quinta-feira, novembro 17, 2005

Mais choques

"O Governo vai criar mais gabinetes de trabalho para professores e investir em mais equipamentos tecnológicos nas escolas [...]" pode ler-se no Diário Digital. Gosto particularmente da promessa de mais investimento em "equipamentos tecnológicos".
Que me perdoem os profetas e os apóstolos das novas tecnologias, mas o problema mais grave da educação em Portugal não é a falta de "equipamentos tecnológicos". Há escolas onde não há aquecimento - conheço umas quantas. Há escolas onde chove nas salas de aula - sei de algumas. E há escolas com tectos a cair, cadeiras e mesas degradadas por décadas de utilização, ginásios decrépitos e espaços de convívio exíguos. Há escolas com bibliotecas desactualizadas e onde faltam obras essenciais. Depois ainda há escolas cheias de alunos e alunas cujas famílias não valorizam a educação e que, portanto, não têm a mínima vontade de aprender seja o que for. Há também um corpo docente desmotivado, que se sente perseguido, mal pago e pouco ou nada respeitado.
A senhora ministra até pode achar que despejando meia dúzia de computadores nas escolas resolve alguma, mas eu sei que isso não resolve nada. Rigorosamente nada. E quem acha que resolve só ajuda a que o insucesso escolar português se eternize. Para que servem "equipamentos tecnológicos" em escolas onde os alunos não sabem ler, escrever e fazer contas e onde demasiados professores não os sabem - e alguns não querem saber - utilizar adequadamente?

Choques

José Tavares demitiu-se do cargo de coordenador do plano tecnológico que iria implementar o salvífico choque tecnológico prometido por Sócrates durante a campanha eleitoral que o haveria de levar ao cargo de primeiro ministro. José Tavares fartou-se das indefinições do governo na aplicação do plano. O novo coordenador chama-se Lebre de Freitas e veremos quanto tempo aguenta as socráticas "indefinições".
Por algum estranho motivo, parece-me que este choque tecnológico vai ter o mesmo triste fim de todos os outros choques, planos, reformas, regenarações e revoluções anunciados à nação nos últimos séculos. Mas claro que eu sou um eterno pessimista...

quarta-feira, novembro 16, 2005

As candidatas

Manuela Magno e Carmelinda Pereira. Apesar do meu apoio a Vieira, confesso que gostaria de ver uma mulher a ocupar o Palácio de Belém. Mas não era nenhuma destas que tinha em mente...

Leitura obrigatória

Por favor, leião a declarassão de cãdidatura do çenhor Nélson. Vão comcerteza gustar das propostas do çenhor.

Olha mais dois...

... candidatos presidenciais. São eles os senhores Luís e Nélson. Sejam bem vindos, mas o meu preferido continua a ser o Vieira. Além disso, acho que quer o senhor Luís quer o senhor Nélson não levam a coisa muito a sério. Ao contrário de Garcia. E de Vieira, naturalmente.

terça-feira, novembro 15, 2005

Fuck them and their law

É uma colectânea dos The Prodigy, uma das bandas que no início dos anos 90 fundiu a música de dança com o espírito rebelde do rock'n'roll, facção punk: Their Law - The Singles 1990 - 2005.

Image hosted by Photobucket.com

Pressão alta

Coação, na realidade. Não me parece que esta vergonhosa situação se resolva com umas multas.

Abanões

Amigo Francisco: em vez de abanar a malta, o melhor não seria distribuir pela população uns "cigarrinhos para fazer rir"? Já que o país anda [é? está?] triste...

Infantilidades

Este é provavelmente o mais imbecil blog da história da blogoesfera em Portugal.

Discriminações

Garcia quê?

Ele está de volta

Manuel João Vieira. Finalmente um candidato a sério, quer dizer, a brincar. Ou não. Seja como for, agora sim as presidenciais ganham interesse.

Image hosted by Photobucket.com

segunda-feira, novembro 14, 2005

O mundo ao contrário

[ou o fim do mundo como o conhecemos]
[ou o que é que eu perdi nos últimos tempos?]


Ribeiro e Castro, ao que sei líder do CDS, elogiou uma proposta da CGTP. Há aqui algo que não bate certo. O líder do CDS elogia a CGTP?

sábado, novembro 12, 2005

Subsolo

O metropolitano é um meio de transporte fascinante. Pelo menos para mim. Sempre que entro numa estação de metro, seja onde for, e se tiver comigo uma máquina fotográfica não resisto a guardar umas imagens. Annie Mole sofre da mesma doença. Confiram aqui as suas viagens no underground londrino.

Um post na aparência sobre futebol

Vasco Pulido Valente escreve no Público de hoje sobre futebol, facto por si só extraordinário. Mais concretamente sobre a crise do futebol português. E sugere uma solução: fundir a Federação Portuguesa de Futebol com a Espanhola. Por mim aplaudo a ideia. Aliás, por mim fundia pura e simplesmente Portugal com Espanha. Parece-me que essa é, cada vez mais, a única solução viável para este país. Como VPV, duvido é que Espanha esteja interessada nesse negócio.

sexta-feira, novembro 11, 2005

Politicamente incorrecto, talvez

Alan Moore sobre a guerra contra o terrorismo [via LinkMachineGo]: "You have to remember that over here there were teenagers being taken out of cellar bars in separate carrier bags all through the '70s and '80s because of the war in Northern Ireland. In that case, the IRA were largely being supported by donations from America. That was why I was a bit worried when George Bush said he was going to attack people who supported terrorism, I thought, oh my god, Chicago is going to be declared a rogue state and they'll hunt down Teddy Kennedy."
Entrevista na Publisher Weekly, aqui.

Nostalgia

Conspirações

A derradeira obra de mestre Will Eisner:
Image hosted by Photobucket.com

Silêncio

Não entendo esta ânsia de ouvir o que a Esfinge tem para dizer. Estão à espera de quê? Surpresas? Novidades? Ideias?

quinta-feira, novembro 10, 2005

Silêncio, tabus e ruido

Cavaco Silva, dizem alguns, tem uma estratégia de campanha cuja base de sustentação é o silêncio. Dizem esses criticos e adversários da Esfinge que o homem prolonga assim a estratégia do tabu. Eu acho muito bem que quem não tem ideias para o país se remeta ao silêncio. O exemplo do candidato que não é político profissional deveria ser seguido pelos restantes candidatos, que insistem na estratégia do ruido. Teriamos seguramente uma pré-campanha muito mais higiénica.

Cavaco Silva

Retrato de Mário Soares

Image hosted by Photobucket.com

Creio que aquela construção à esquerda, em forma de pirâmide, seja a famosa Vivenda Mariani.

Ano de colheita: 1978

Parallel Lines, Blondie
The Kick Inside, Kate Bush
Give 'Em Enough Rope, The Clash
This Year's Model, Elvis Costello
New Boots and Panties!!!, Ian Dury & The Blockheads
Nina Hagen Band, Nina Hagen
The Man Machine, Kraftwerk
Image hosted by Photobucket.com

All Mod Cons
, The Jam
The Modern Dance, Pere Ubu
The Scream, Siouxsie & The Banshees
More Songs About Buildings and Food, Talking Heads
Live and Dangerous, Thin Lizzy
The Second Annual Report, Throbbing Gristle
Chairs Missing, Wire
Germ-Free Adolescents, X-Ray Spex

.../...

Post arquivado em As colunas [sem surround] com todas as capas

quarta-feira, novembro 09, 2005

Television [the drug of the nation]: para ler

Image hosted by Photobucket.com
One nation
under God
has turned into
one nation under the influence
of one drug
Image hosted by Photobucket.com
Television, the drug of the Nation
Breeding ignorance and feeding radiation
Image hosted by Photobucket.com
T.V., it
satellite links
our United States of Unconsciousness
Apathetic therapeutic and extremely addictive
The methadone metronome pumping out
150 channels 24 hours a day
you can flip through all of them
and still there's nothing worth watching
T.V. is the reason why less than 10 per cent of our
Nation reads books daily
Why most people think Central Amerika
means Kansas
Socialism means unamerican
and Apartheid is a new headache remedy
absorbed in it's world it's so hard to find us
It shapes our mind the most
maybe the mother of our Nation
should remind us
that we're sitting too close to...
Image hosted by Photobucket.com
Television, the drug of the Nation
Breeding ignorance and feeding radiation
Image hosted by Photobucket.com
T.V. is
the stomping ground for political candidates
Where bears in the woods
are chased by Grecian Formula'd
bald eagles
T.V. is mechanized politic's
remote control over the masses
co-sponsored by environmentally safe gases
watch for the PBS special
It's the perpetuation of the two party system
where image takes precedence over wisdom
Where sound bite politics are served to
the fastfood culture
Where straight teeth in your mouth
are more important than the words
that come out of it
Race baiting is the way to get selected
Willie Horton or
Will he not get elected on...
Image hosted by Photobucket.com
Television, the drug of the Nation
Breeding ignorance and feeding radiation
Image hosted by Photobucket.com
T.V., is it the reflector or the director ?
Does it imitate us
or do we imitate it
Image hosted by Photobucket.com
because a child watches 1500 murders before he's
twelve years old and we wonder why we've created
a Jason generation that learns to laugh
rather than to abhor the horror
T.V. is the place where
armchair generals and quarterbacks can
experience first hand
the excitement of warfare
as the theme song is sung in the background
Sugar sweet sitcoms
that leave us with a bad actor taste while
pop stars metamorphosize into soda pop stars
You saw the video
You heard the soundtrack
Well now go buy the soft drink
Well, the onla cola that I support
would be a union C.O.L.A.(Cost Of Living Allowance)
On television
Image hosted by Photobucket.com
Television, the drug of the Nation
Breeding ignorance and feeding radiation
Image hosted by Photobucket.com
Back again, 'New and improved'
We return to our irregularly programmed schedule
hidden cleverly between heavy breasted
beer and car commercials
CNNESPNABCTNT but mostly B.S.
Where oxymoronic language like
'virtually spotless', 'fresh frozen'
'light yet filling' and 'military intelligence'
have become standard
T.V. is the place where phrases are redefined
like 'recession' to 'necessary downturn'
'Crude oil' on a beach to 'mousse'
'Civilian death' to 'collateral damages'
and being killed by your own Army
is now called 'friendly fire'
T.V. is the place where the pursuit
of happiness has become the pursuit of
trivia
Where toothpaste and cars have become
sex objects
Where imagination is sucked out of children
by a cathode ray nipple
T.V. is the only wet nurse
that would create a cripple
Image hosted by Photobucket.com
Television, the drug of the Nation
Breeding ignorance and feeding radiation
Image hosted by Photobucket.com