terça-feira, novembro 30, 2004

Olha que chatice...

O Lopes já não vai passear à Turquia amanhã.

Ou será que...

... Sampaio também gosta de dar empurrões e pontapés em incubadoras?

Grande mistério

Terá sido pela descontinuidade de políticas relativamente ao governo anterior, ao contrário do que foi prometido ao Presidente e ao País? Terá sido pela total descoordenação entre os diversos ministros? Terá sido por Santana contradizer constantemente os seus ministros e vice-versa? Terá sido pelos desentendimentos entre ministros? Terá sido pelas tensões cada vez mais evidentes entre os dois partidos da coligação? Terá sido pelas contradições entre os deputados e o governo? Terá sido por causa da tentativa de criar uma Central de Intoxicação e Propaganda? Terá sido pelas pressões sobre a comunicação social? Terá sido pela absoluta incompetência de alguns ministros, com Gomes da Silva à cabeça? Terá sido porque manifestamente Santana Lopes é demasiado incompetente e desastrado para exercer as funções de primeiro ministro? Terá sido pelas estranhas remodelações ["reajustes"...] no governo? Etc.. etc... etc...
Não foi concerteza apenas pela estrondosa demissão de Henriques Chaves...

Que parte de "vai-te embora" não percebeste?

Lopes não percebe porque Jorge Sampaio o mandou embora. O homem é surpreendente.

Acabou-se a palhaçada!

O senhor Lopes está na SIC Notícias, à saida da reunião com Jorge Sampaio que se fartou de aturar as santanices. Se o arrependimento matasse, não é senhor Presidente?

segunda-feira, novembro 29, 2004

A estratégia

Acho que começo a entender a estratégia do... da... enfim, daquele grupo de pessoas chefiado - mas pouco e cada vez menos - pelo senhor Lopes. A revelação atingiu-me hoje de manhã pouco depois de acordar. Bem, na realidade foi ainda antes de acordar. Quer dizer, já tinha saido da cama e já tinha passado pelo chuveiro, mas para ficar completamente acordado faltava ainda a primeira dose de cafeína e o primeiro cigarro do dia. Dizia eu... Isto é, escrevia eu portanto que começava a entender a estratégia do tal grupo que se diz chefiado pelo senhor Lopes. Parece-me simples, afinal, e genial. Sabendo que os portugueses têm memória curta, o senhor Lopes deu instruções ao seu pessoal para fazerem o máximo de asneiras no primeiro ano de governo [governo, governo, ainda não será, mas enfim...], cometerem as mais absurdas calinadas e envolverem-se em casos e polémicas avulso. Depois do primeiro ano, será então tempo de começar a trabalhar a sério, tomar medidas justas, ponderadas e necessárias, reformar o país, enfim, governar. Depois, no momento do voto, os eleitores retribuirão agradecidos colocando o senhor Lopes em São Bento por mais quatro anos. E em 2010, idem, cumprindo-se assim o desejo do senhor Lopes de nos ficar a "governar" até 2014.
Faz sentido, não? É que ninguém pode ser tão estúpido e incompetente ao ponto de fazer tantos disparates em tão pouco tempo. Só pode ser propositado. Não há outra explicação, pois não? Ou serão eles realmente...

sábado, novembro 27, 2004

quarta-feira, novembro 24, 2004

Verdadeiramente extraordinária

A frequência e velocidade a que este [des]governo produz casos e disparates. Quase se poderia adaptar um provérbio anglo-saxónico para descrever a actividade desta gente: a stupid thing a day keeps the competence away. É que tem mesmo sido praticamente uma por dia.

Sem mais de momento,

A carta que Joaquim Fidalgo está [?] a pensar escrever aos americanos que lhe têm enviado emails a pedir desculpa pela eleição de George W. Bush.

"Olhem, meus caros, eu vivo num país que é governado por Santana Lopes e Paulo Portas, vocês não sabem quem são mas acreditem que também não estamos lá muito bem entregues... Se vos contasse uns episódios que têm acontecido por cá, vocês riam-se como perdidos. Mais, aqueles dois senhores nem sequer foram eleitos pela maioria dos cidadãos, nem sequer foram a votos, sabiam?... Portanto, nem posso dizer (como vocês dizem) que 51 por cento dos eleitores os escolheram e, agora, temos de aguentar. Como é que isso foi possível? É difícil explicar, vocês não iam perceber... Além disso, temos um Presidente que foi, esse sim, eleito por uma fartíssima maioria, mas foi precisamente esse Presidente que entregou o Governo aos outros senhores que não tinham ido a votos... Pode tê-lo feito contrariado, pode estar arrependido, mas o certo é que o fez... Portanto, meus caros, vocês não estão sozinhos na desgraça. Se me pedem desculpa por terem tentado e não terem conseguido, que devo dizer eu?... Desculpem também... Ou, para usar os vossos termos: 'I'm sorry.' Acreditem, lamento muito também o que se passou no meu país."

Eu só acrescentaria uns beijinhos e abraços.

terça-feira, novembro 23, 2004

Imortais

O grande Enki Bilal tem mais um filme em circulação que estou ansioso por ver. Trata-se de Immortel, adaptação da trilogia Nikopol [La Faire aux Immortels, La Femme Piège e Froid Équateur] ao cinema.

Prancha de La Foire aux immortels de Enki Bilal

Quéisto?!

Quatro posts consecutivos sobre música? Mas isto agora é um blog sobre música? Ai, ai, ai...

Encomenda de Nova Iorque

«Subtle, subdued, pulsating. Poleposition performs songs of fate, tragedy, love and loss.»
The Washington Post

Os Poleposition são Rui Guerreiro e Daniel Silva. São portugueses mas estão em Nova Iorque. E um dia destes ainda se arriscam a alcançar um lugar interessante no mundo da música. Talento não lhes falta [o Washington Post não se ia enganar, pois não?...]. Confiram, por exemplo, We Live in Cities.

Gostava de poder dizer que os descobri, mas a verdade é que, nem sei mutio bem como, foram eles quem me descobriu [o maravilhoso mundo da internet e dos blogs!]. Ontem chegou a encomenda: o CD-single com We Live in Cities e O Mar] e EP XO [com os temas Boulevard, The Nerve, Tragic Death of Porn Starz, Move Enough e Time Travelz].

MP3 dowloads:

segunda-feira, novembro 22, 2004

Nostalgia creeps [vol. II] # 8

Broken English

Could have come through anytime,
Cold lonely, puritan
What are you fighting for ?
It?s not my security.

It?s just an old war,
Not even a cold war,
Don?t say it in russian,
Don?t say it in german.
Say it in broken english,
Say it in broken english.

Lose your father, your husband,
Your mother, your children.
What are you dying for ?
It?s not my reality.

It?s just an old war,
Not even a cold war,
Don?t say it in russian,
Don?t say it in german.
Say it in broken english,
Say it in broken english.

Us cd mfsl ultradisc udcd 640
R. 08 08 1995
What are you fighting for ?
What are you fighting for ?
What are you fighting for ?
What are you fighting for ?

What are you fighting for ?
What are you fighting for ?

Could have come through anytime,
Cold lonely, puritan.
What are you fighting for ?
It?s not my security.

It?s just an old war,
Not even a cold war,
Don?t say it in russian,
Don?t say it in german.
Say it in broken english,
Say it in broken english.

Say it in broken english,
Say it in broken english.

What are you fighting for ?
What are you fighting for ?
What are you fighting for ?
What are you fighting ...


Marianne Faithfull, in Broken English [Island 1979]

domingo, novembro 21, 2004

Música online

Sou, como muitos outros internautas, adepto do mp3, ainda que não aprecie particularmente piratarias ou programas [?] como o Kazaa e afins. Recorro aos mp3 essencialmente como uma espécie de pré-escuta que me pode, ou não, levar à descoberta de coisas acabo por comprar. Um bom posto de pré-escuta é o Epitonic. Agora descobri, via Cimbalino e com atraso, o Smart Music, uma espécie de índice de mp3 legais, onde já sei que vou gastar algumas horas...

É claro que posso [e não tem que agradecer]

Transcrevo na íntegra um email que me foi enviado por Tomás Miguez e apelo àpresença de todos nesta iniciativa. Infelizmente, até porque muito aprecio todos os participantes, não vou poder lá estar.

«Olá, Será que nos pode ajudar a divulgar este concerto de solidariedade pela saúde mental?
Agradeço a eventual ajuda.
Um Abraço. Tomás Miguez

O Grupo de Acção Comunitária ? IPSS ? irá organizar um espectáculo de Solidariedade pela Saúde Mental no próximo dia 26 de Novembro, no Fórum Lisboa, às 22h. O concerto terá a actuação dos grupos Sétima Legião, Gaiteiros de Lisboa e Rodrigo Leão. A instituição GAC dedica-se à reabilitação de pessoas com doenças psiquiátricas, promovendo os cuidados na comunidade, bem como a desinstitucionalização destes pacientes. O concerto tem o Alto Patrocinio da Presidência da República.

Concerto de Solidariedade pela Saúde Mental
Gaiteiros de Lisboa + Rodrigo Leão + 7ª Legião
Fórum Lisboa
26 de Novembro às 22h
Bilhetes na FNAC, Ticket Line e no Fórum Lisboa»

sexta-feira, novembro 19, 2004

Desculpe, não percebi...

... importa-se de repetir a pergunta?

Isso são perguntas que se façam?!

«Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?»

Luís Afonso, in Público, 18.11.2004

quinta-feira, novembro 18, 2004

Também já não adianta muito...

... fazer posts sobre a oposição par[a]lamentar. A verdadeira oposição não está na Assembleia, está, por exemplo, nas colunas dos jornais [Pacheco Pereira], em algumas televisões [Miguel Sousa Tavares], no Banco de Portugal [Victor Constâncio], à espera de uma vaga de fundo [Cavaco Silva] ou da sua hora [António Guterres] ou na comunidade bloguística [tantos]. E principalmente no seio do próprio PPD-PSD, quase toda em silêncio.

Já nem vale a pena...

... comentar os dislates, disparates e trapalhadas deste aglomerado de imbecis que conduz os destinos do país como os irresponsáveis do toining conduzem as suas viaturas. Refastelo-me no sofá e assisto ao desfilar de inanidades como quem assiste a um episódio dos gloriosos Monty Python. O non-sense desta gente ultrapassa largamente o dos comediantes britânicos.

Help!

O que é um Gomes da Silva? Algum prato de bacalhau que eu ainda não conheço? E um Morais Sarmento? È o quê? Come-se? Bebe-se? Fuma-se? E, já agora, expliquem-me que raio é um Guilherme Silva? Carne? Peixe?

terça-feira, novembro 16, 2004

Hã?!

O PSD quer ouvir a administração e a demissionária direcção de informação na Assembleia da República!
Estranho. Muito estranho. Ainda se descuidam e chamam todos os implicados no caso Marcelo / TVI ao Parlamento... Alguém meta algum juízo na cabeça destes senhores. Então agora que já estávamos habituados à sua forma de fazer política, é que resolvem mudar de actuação? Mau, mau...

Técnica de engate

«Animais domésticos ajudam ao namoro
"Um homem que tem um animal de companhia, mostra que é capaz de se ocupar de outra coisa além de si próprio", observa Dan Cohen, o fundador do sítio animalattraction.com, que está a multiplicar nos EUA encontros de namoro para proprietários de cães, gatos, passarinhos e peixes. "Falar do cão é abordagem mais fácil", diz Rachel Carotta, de 25 anos, que num encontro em Boston só lamentou a presença de mais mulheres do que homens.»
in Sábado, nº 28, 12.11.2004

Há já algum tempo que ando a dizer a um amigo meu que devia arranjar um cão...

domingo, novembro 14, 2004

Um selo para as CERCI

A Coluna Vertebral adere a esta bela iniciativa do Tugir e de Estaleiro.

«Senhor Primeiro-Ministro

Estando perfeitamente elucidado sobre o Orçamento de Estado para 2005 e sabendo que V.Ex.ª. tenciona enviar-me uma carta em que dará esclarecimentos de que prescindo, solicito que se abstenha do respectivo expediente e faça entrega do montante respectivo a uma CERCI à escolha de Vossa Excelência.

Respeitosamente,

João M. Gonçalves»

Se o conseguires fazer até 2006...

Nostalgia creeps [vol. II] # 7

Janitor of Lunacy

Janitor of lunacy
Paralyze my infancy
Petrify the empty cradle
Bring hope to them and me

Janitor of tyranny
Testify my vanity
Mortalize my memory
Deceive the Devil's deed

Tolerate my jealousy
Recognize the desperate need

Janitor of lunacy
Identify my destiny
Revive the living dream
Forgive their begging scream

Seal the giving of their seed
Disease the breathing grief


Nico, Desertshore [Reprise 1970]

sexta-feira, novembro 12, 2004

Humor imbecil

«Vamos seguir as regras do mercado livre: há escolha? Então, eu não bebo cervejas que para vender gozam com a dignidade humana. E você, amigo leitor?»
David Rodrigues, professor da Universidade Técnica de Lisboa, in Publico, 12.11.2004

Eu também não bebo essa cerveja; nem essa nem qualquer cerveja com origem na cervejeira que a produz.
Aliás, começava a ficar preocupado com o silêncio com que tem sido recebida essa ignóbil campanha publicitária da Sagres [eu, como não escrevo em jornais, posso chamar os bois pelos nomes] da Central de Cervejas. A mesma que habitualmente patrocina a selecção nacional de futebol, diversos festivais de Verão e festas universitárias.

Até pode querer, duvido é que o consiga...


Lembro-me o que aconteceu há uns anos quando um ministro do Ambiente também teve umas ideias sobre ordenamento do território e quis fazer umas demolições. Foi recambiado para o Parlamento Europeu na primeira oportunidade. Chama-se Carlos Pimenta.

A propósito do congresso

Uma das grandes questões suscitadas pelo congresso do PSD [do PPD?] é a questão dos presentes e dos ausentes, dos que vão e dos que não vão. Bate certo. É um partido à imagem e semelhança da vida social do seu [actual] líder. O congresso é assim uma espécie de festa jet-set e o que conta é saber quem lá está, com quem está e com quem é visto, e quem não está.

Estes independentes são muito imprevisíveis

Era o que Jorge Coelhone costumava comentar no Contra-Informação nos tempos do governo de Toneca Guterres. Lembrei-me dele a propósito da justificação que Aníbal Cavaco Silva deu para não ir ao congresso do PSD. O Aníbal, que já foi ministro das Finanças, primeiro ministro e candidato derrotado à Presidência da República, não vai a Barcelos porque "é muito independente dos partidos políticos". Já tinha reparado. Estava era à espera de uma justificação mais original. Isto vindo do homem que um dia foi a um congresso - no qual foi eleito líder de um partido político - porque tinha que fazer a rodagem do seu carro novo, é pouco. Muito pouco.

terça-feira, novembro 09, 2004

Berlim, 9 de Novembro de 1989

Nostalgia creeps [off record]

Berlim morreu a nove

Berlim, Berlim morreu a nove.

Cenário:
Yorckstr... sucessão de viadutos de ferro
Enegrecidos pela ferrugem,
Onde as velhas linhas para leste,
Entregues à voracidade do tempo,
Se equilibram, sobranceiras,
Os carris retorcidos pelo matagal.

De quando em vez
O crepúsculo é rasgado pelo S-Bahn para Mariendorf,
Fila de janelas iluminando prostitutas de couro e lingerie
Em carícias obscenas

Hordas de guerreiros em latex vermelho,
Silhuetas recortadas no lusco-fusco,
Movimentam-se junto ao descampado.

Conan, o Bárbaro, montado no seu Camaro de 70
Cuspindo fogo estrepitosamente,
Vem ver se está tudo bem com as suas pequenas.

Do imbiss do turco
Ouve-se a rádio anunciar que em Postdamerplatz o muro está a cair.

Que faço eu aqui
Com as mãos manchadas de sangue?

Berlim, Berlim: morreu a nove.


Mão Morta, in Mutantes S.21 [Fungui 1993]

Nostalgia creeps [vol. II] # 6.1

Berlin

In Berlin, by the wall
you were five foot ten inches tall
It was very nice
candlelight and Dubonnet on ice

We were in a small cafe
you could hear the guitars play
It was very nice
it was paradise

You're right and I'm wrong
hey babe, I'm gonna miss you now that you're gone
One sweet day

Oh, you're right and I'm wrong
you know I'm gonna miss you now that you're gone
One sweet day
One sweet day

In a small, small cafe
we could hear the guitars play
It was very nice
candlelight and Dubonnet on ice

Don't forget, hire a vet
he hasn't had that much fun yet
It was very nice
hey honey, it was paradise

You're right and I'm wrong
oh babe, I'm gonna miss you now that you're gone
One sweet day
You're right, oh, and I'm wrong
you know I'm gonna miss you now that you're gone
One sweet day
One sweet day


One sweet day, one sweet day
oh, one sweet day
One sweet day, baby-baby, one sweet day
one sweet day, one sweet da


Lou Reed

Nostalgia creeps [vol. II] # 6

Berlin

--- S.E. ---

Eins
Zwei
Drei
Zugabe

Happy birthday to you
Happy birthday dear Caroline
Happy birthday to you

--- S.E. ---

In Berlin by the wall
you were five foot ten inches tall
It was very nice
candlelight and Dubonnet on ice

We were in a small cafe
you could hear the guitars play
It was very nice
oh honey, it was paradise


Lou Reed, in Berlin [RCA 1973]

Dead or alive?

Afinal, o homem está morto, vivo ou nem por isso?

sexta-feira, novembro 05, 2004

Aos pontapés

Algo de estranho se está a passar esta semana no futebol nacional e não estou a falar das lamentáveis prestações do FCP e do SLB nas competições europeias [estranho seria se ambos tivessem ganho]. Ouvi dizer - mas deve ser boato - que na próxima segunda-feira há "jogo grande" [como os comentadores desportivos gostam de dizer] a contar para o campeonato português. Parece que Sporting e Porto jogam nas Antas [sim, nas Antas], mas não pode ser verdade. Pinto da Costa e Dias da Cunha não têm aparecido nos meios de comunicação social a trocar galhardetes. Ora todos sabemos que por cá não há "jogo grande" sem uma bela polémica [por mais ridiculo que seja o motivo].
Ainda um dia me hão-de explicar essa do "jogo grande". Será um jogo com 120 minutos?

Um mundo mais seguro?

Esta semana foi reeleito o cowboy W. Bush para a presidência do mais poderoso país do mundo. Esta semana também, desapareceu Arafat [ainda que ligado à máquina, o homem está, para todos os efeitos, morto]. Estes dois factos não me deixam mais tranquilo quanto ao futuro. Antes pelo contrário. O mundo parece-me cada vez mais um local muito pouco seguro.

Homem livre

Um dos cada vez mais raros homens livres deste país começou hoje a publicar no Público as suas crónicas. Vasco Pulido Valente é mais um bom motivo para nunca mais ligar ao Diário de Notícias e ser ainda mais fiel ao Público.

quarta-feira, novembro 03, 2004

Filho de peixe...

... etc e tal, diz o bom povo. O peixe que foi agora reeleito para presidir aos Estados Unidos da América está a sair melhor nadador do que o seu progenitor. Foi a presidente como o pai e conseguiu ser reeleito. Foi à guerra como o pai, mas não se contentou com uma - fez duas. Como o pai, escolheu Saddam Hussein para inimigo de estimação mas, ao contrário do pai, conseguiu não só derrubá-lo como deitar-lhe a mão.

Tal como previ...

... Osama Bin Laden foi o vencedor das eleições nos Estados Unidos da América. Já ontem o tinha dito. Um dia, se me apetecer, explico porquê.

terça-feira, novembro 02, 2004

And the winner is...

Hoje é dia de eleições nos Estados Unidos da América. O meu palpite é simples: aconteça o que acontecer, parece-me que o vencedor será Osama Bin Laden.

Nostalgia creeps [vol. II] # 5

Sister Morphine

Here I lie in my hospital bed
Tell me, Sister Morphine, when are you coming round again?
Oh, I don't think I can wait that long
Oh, you see that I'm not that strong

The scream of the ambulance is sounding in my ears
Tell me, Sister Morphine, how long have I been lying here?
What am I doing in this place?
Why does the doctor have no face?

Oh, I can't crawl across the floor
Ah, can't you see, Sister Morphine, I'm trying to score

Well it just goes to show
Things are not what they seem
Please, Sister Morphine, turn my nightmares into dreams
Oh, can't you see I'm fading fast?
And that this shot will be my last

Sweet Cousin Cocaine, lay your cool cool hand on my head
Ah, come on, Sister Morphine, you better make up my bed
'Cause you know and I know in the morning I'll be dead
Yeah, and you can sit around, yeah and you can watch all the
Clean white sheets stained red.


Rolling Stones, Sticky Fingers [Rolling Stones Records 1971]