terça-feira, julho 24, 2007

Galícia

Ribadavia é uma pequena localidade próxima de Ourense, na Galiza. A partir de quinta feira têm por lá um "festival de expresión músico-cultural" com concertos, exposições, performances, teatro de rua e exibição de curtas-metragens.
Eu vou.

terça-feira, julho 17, 2007

Autarquia [ainda]

O senhor engenheiro que preside à autarquia tomarense ganhou as primeiras eleições prometendo uma cidade moderna, de cultura e turismo de qualidade. Em 2007, o senhor engenheiro e a respectiva Câmara não conseguem colocar online um mísero site com informação sobre o concelho e, já agora, as actividades camarárias. Pensando melhor, sobre as actividades camarárias é melhor deixar tudo como está. São demasiado absurdas para as andar a espalhar pelo mundo, via internet. Melhor mesmo, seria a inércia total do executivo camarário local. Pouparia a minha cidade e respectivo concelho a muitos disparates e, de caminho, poupavam-se uns milhares de euros.

Autarquia [outra vez]

Vão ao Google [ou qualquer outro motor de busca] e procurem pela Câmara Municipal de Tomar. Se encontrarem o link para o respectivo site, digam-me qualquer coisa, porque eu continuo sem o achar...

E os domingos também não

A menos que faça directa de sábado para domingo [ou de sexta para sábado], as manhãs de domingo [como as de sábado] são invenção de gente com hábitos de vida demasiado, enfim, saudáveis. Gente que não sabe gozar os prazeres da vida. Gente que se deita cedo e cedo se ergue, pensando, talvez, que isso os há-de poupar ao inglório fim que nos espera a todos.

Os sábados não têm manhã

Por aqui a tradição ainda é o que era, caro Pedro. Eu cá não "o" tiro da "palha" antes das duas da tarde.

sexta-feira, julho 13, 2007

Autarquia

A minha autarquia [Tomar], ao contrário da de Lisboa, não tem problemas de tesouraria. Aliás, tem - literalmente - dinheiro para atirar à rua. A minha autarquia deve ser a inveja de centenas de outras autarquias, com tão esplendoroso desafogo financeiro.
A minha autarquia resolveu, há uns anos, poucos, remodelar [se calhar chamou-lhe "requalificar", não me lembro] uma rotunda que por cá tínhamos, à saida da Ponte Nova. Na altura, não há tanto tempo como isso, essa rotunda era uma das duas rotundas da cidade * [a outra nem é bem uma rotunda, é uma placazinha que nos habituámos a contornar no meio de um cruzamento, ao fundo da Rua de Coimbra...]. A rotunda da Praceta Alves Redol, a tal que foi remodelada [ou "requalificada", não me lembro], teve durante anos relva na placa central e um enorme tabuleiro, um dos símbolos da cidade. A minha autarquia, como é toda moderna[ça], achou que relvinha e um símbolo da cidade eram coisa do passado e, vai daí, mandou projectar para o local uma fonte cibernética. Cibernética, atenção, uma fonte cibernética [não confundir com fonte luminosa -
eat your hearts out, lisboetas!]. Entretanto, passados uns anos, poucos, a minha autarquia resolveu que era tempo de "requalificar" [ou remodelar, não estou certo] a Praceta Alves Redol e isso inclui atirar com mais meio milhão de euros para a respetiva rotunda. Lá se vai a fonte. Cibernética.

* Felizmente, a "família" das rotundas tomarenses cresceu e agora são quase 20.

Actualização: as obras em questão estão orçamentadas em 568 mil euros.

12 candidates (and nothing on) *

Hoje acaba campanha eleitoral para as eleições intercalares na Câmara de Lisboa e domingo os lisboetas vão a votos. A única coisa que me ocorre escrever é que tenho pena dos lisboetas, dos que trabalham em Lisboa, dos que visitam Lisboa e dos portugeses em geral que têm a capital que têm. Ou que merecem[os]?

* Parafraseando Bruce Springsteen [57 Channels (And Nothin' On)]

Bolas ao poste

Já por aqui tinha dito o que penso de José Couceiro enquanto treinador de futebol a propósito do Campeonato Europeu de sub 21. Repito: José Couceiro é um treinador incompetente. Ontem a selecção portuguesa de sub 20 foi eliminada do Campeonato Mundial de sub 20 por essa potência do futebol mundial que é o... Chile. Pior que eliminada, foi humilhada e só não levou uma abada das antigas porque os avançados chilenos [e Rui Patrício] não estavam para aí virados. A cereja em cima do bolo foi a expulsão de 2 jogadores portugueses quase no fim do jogo: um por agressão a um adversário e outro por tirar o cartão vermelho da mão do árbitro...

terça-feira, julho 10, 2007

Doença

Parafraseando Lydia Lunch, este país não é um desastre, este país é uma doença. Terminal e incurável.

Juntas médicas

Se lhe perguntassem que profissionais integram uma junta médica, o que responderia? Provavelmente o mesmo que eu: médicos. Engano o nosso. Num país desenvolvido, como nos dizem que Portugal é, as juntas médicas integram também um representante da Caixa Geral de Aposentações.
E entretanto, dois professores - essa classe tão acarinhada pelo nosso [des]governo e por alguns dos nossos mais brilhantes comentadores - foram, literalmente, obrigados a trabalhar até morrer. Terão sido casos únicos?

Fim de festa

Acabou. A cidade regressa à normalidade.

sexta-feira, julho 06, 2007