quarta-feira, janeiro 31, 2007

Poder local [uma história triste]

A minha autarquia [Tomar] gastou aqui há uns tempos [ainda recentes] alguns milhares de contos na construção de uns absurdos urbanísticos a que deu o nome de passadeiras [segundo a imprensa local, cada passadeira terá custado cerca de mil contos] e até recebeu uns elogios de uma qualquer comissão de estudos sobre trânsito citadino cujos elementos devem saber tanto de trânsito citadino e segurança rodoviária como eu sei de física nuclear. Construídas as ditas "passadeiras" [umas elevações que ligam dois passeios e que os automobolistas, motociclistas e ciclistas têm que escalar], desde motoristas de ambulâncias a motoristas de autocarros passando por taxistas e "cidadãos anónimos", não houve quem não protestasse contra os obstáculos [as "passadeiras"] espalhados pela cidade e a autarquia lá reconheceu que tinha havido "uns erros" na sua construção. Desmancharam-se quase todas e construiram-se de novo. Todas estas obras custaram, naturalmente, mais uns milhares de contos. Os obstáculos já não são tão ingremes mas continuam por cá. Desde que foram construídas, desmanchadas e novamente construídas, já quase todas as "passadeiras" tiveram que ser reparadas [algumas várias vezes] devido ao mau tempo [e desconfio que também por causa das deficiências de construção e dos próprios materiais usados...].
Entretanto, a autarquia decidiu renovar o saneamento básico da cidade o que tem implicado incómodos variados, mas compreensíveis, e... a destruição de várias dessas "passadeiras". Que hão-de ser, calculo, novamente construídas.
Não sei o que ganham os autarcas tomarenses com este edifica para destruir para voltar a construir e destruir novamente para voltar a fazer, mas sei que alguém tem ganho muito dinheiro com isto tudo. Sei também que o erário público tem perdido outro tanto. E há mais trezentas e tal câmaras municipais no país...

terça-feira, janeiro 30, 2007

Aborto [epá, talvez...]

Aborto [É proibido, mas pode-se fazer...]

Aborto [3]

Alguém me explica o que é que a Igreja Católica [ou, por maioria de razão, qualquer outra Igreja, cristã ou não] tem a ver com isto?

Aborto [2]

Naturalmente irei votar "Sim". Mesmo considerando que esta questão - a da despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez - não devesse ser objecto de referendo.

Aborto

Tinha prometido a mim mesmo não fazer nenhum post a propósito do referendo sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, mas há várias questões que não posso deixar de me colocar.
Uma: porque será que tantos [todos?] defensores do
"Não" se afirmam "pela vida" e "contra a morte" [há quem compare os "adeptos" do sim a "assassinos" e "terroristas"] e, ao mesmo tempo, defendem que a mulher não deve ser condenada [como diz que devem ser condenadas a mesmíssima lei que querem manter]?
Deverei deduzir que esta gente é a favor do desrespeito pelas leis que pretendem manter em vigor?

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Bicharada

"Não é permitida a entrada de objectos que possam ser considerados perigosos, bem como de animais domésticos ou selvagens ainda que devidamente domesticados..."
Esta frase foi retirada do verso de bilhetes para um concerto no Coliseu dos Recreios. Sem comentários, apenas uma pergunta: quem escreve estas imbecilidades?

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Coincidências

Telemóveis que servem para cada vez mais coisas, a invenção do ano ou as brincadeiras balneares de Daniela Cicarelli.
Teria George Orwell noção de que o mundo se iria tornar num imenso recreio cheio de big brothers?

Francis Obikwelu, atleta do ano

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

[capas das edições de hoje de três diários desportivos nacionais]

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Leituras online

Play Music Magazine. Uma revista para ver, ouvir e ler [por esta ou qualquer outra ordem].

Photobucket - Video and Image Hosting

Descobri-a apenas agora [através de um outro João Gonçalves]

quarta-feira, janeiro 03, 2007

De sonho é, perfeito duvido

Que o futebol é mundo de ardente paixão e escassa razão já todos estamos fartos de saber, mas ainda assim há coisas que não se entendem. Vejam lá quem falta nesta fotografia.

Photobucket - Video and Image Hosting

Segundo os leitores do El Mundo Deportivo, este é o melhor onze da história do Barça. Falta pelo menos Hristo Stoichkov.

From Lomo, for fun

Photobucket - Video and Image Hosting

From Russia, with love

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Os últimos dois discos de 2006...[*]

... que é como quem diz, os últimos dois discos que comprei em 2006. Não são exactamente novidades [um até já é de 2002, mas por isto ou por aquilo nunca o tinha comprado], mas são dois excelentes discos.

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting


[*] Sim, porque eu pertenço ao aparentemente cada vez menos numeroso grupo dos que compram discos.

Pausa higiénica

"Epá! Desde 15 de Dezembro que não fazes um post!"
Pois, já lá vão duas semanas e já lá vai também 2006, do qual me despedi em privado.
Este silêncio de duas semanas não teve exactamente a ver com a falta de "assunto". Assuntos houve e muitos: começando pelo Natal [uma das épocas do ano - a par do Carnaval, da passagem de ano e, mais recentemente, do Halloween - que mais abomino], passando pela interminável novela do Apito Dourado [e todas as outras novelas do pontapé na bola português], passando pela "pessoa do ano" da Time e acabando em vários episódios de maus tratos a menores que chegaram aos orgãos de comunicação social, o que não tem faltado é "assunto".