segunda-feira, março 22, 2004

Grandes figuras da cultura portuguesa (I)

"Sou normalíssima. Não posso ser mais normal. Não tenho nenhuma qualidade especial que as outras pessoas não tenham." Lá nisso, Julinha, terás toda a razão.

"Vou ao supermercado, levo o cão à rua, faço tudo aquilo que as outras pessoas fazem. Não tenho nenhum segredo oculto. A minha vida é tranquilíssima. A única coisa em que sou diferente dos outros é que a minha cara aparece." Infelizmente não é só a cara que aparece - a voz ouve-se, estridente, a milhas de distância.

"Sou de uma franqueza horrível, que às vezes magoa, e tenho um terrível defeito que é uma ironia absolutamente assassina." E pronto, está encontrada a versão feminina de Eça de Queiroz.

Citações gentilmente surripiadas da entrevista de Júlia Pinheiro ao Correio da Manhã.

[random acts of speech] # 6

"[...] Save yourself, serve yourself. World serves its own needs, listen to your heart bleed dummy with the rapture and the revered and the right, right. You vitriolic, patriotic, slam, fight, bright light, feeling pretty psyched.
It's the end of the world as we know it
It's the end of the world as we know it
It's the end of the world as we know it and I feel fine [...]"


R.E.M. in Document

Raiva

A preguiça, alguma falta de tempo e, principalmente, a incompetência, arrogância e má-educação da PT e da Telepac têm-me impedido nos últimos dias de vir para aqui com os meus disparates (há quem lhes chame posts... Enfim, ele há gente para tudo).
Extraordinário não é as empresas supra-citadas se comportarem como se comportam para com os seus clientes. Extraordinário é alguns dos meus amigos ainda ficarem espantados com a (repito-me...) incompetência, arrogância e má-educação das ditas cujas.

segunda-feira, março 15, 2004

Nada exagerado

O grande Luís Delgado já descobriu o significado profundo dos resultados eleitorais em Espanha...
Não lhe ocorreu por certo que os eleitores espanhóis não devem ter ficado muito satisfeitos com a forma trapalhona como o governo do PP lidou com a crise. Tal como já havia acontecido com o Prestige.

[random acts of speech] # 5

"Silence is sexy."
Einsturzende Neubauten

[random acts of speech] # 4

"Language is a virus."
Laurie Anderson

domingo, março 14, 2004

Lá também há incompetentes

O PSOE ganhou as eleições legislativas espanholas, ou melhor o PP perdeu as eleições. Nada de realmente surpreendente tendo em conta os acontecimentos dos últimos dias. Aquilo que me surpreendeu foi, mais uma vez, a extraordinária inépcia política revelada pelo partido de Aznar e Rajoy em lidar com uma situação de crise. Lembram-se da forma como estes senhores lidaram com a catástrofe do Prestige? De certo modo é reconfortante ver que a incompetência política não é um exclusivo português.

sexta-feira, março 12, 2004

Madrid, o dia seguinte

Numa rápida viagem, deparei-me com estas reacções blogoesféricas portuguesas ao atentado de Madrid: a desconfiança com que uns reagiram à "pressa de Aznar em apontar o dedo À ETA" (este, este e este), a certeza de que foi a ETA (este e este) a incompreensão perante a besta humana (este), o luto ou a homenagem sóbria (este e este), a indignação (este, este, este e este), o silêncio (estes), a pena e a crítica à blogoesfera (este) e até a polémica interna (estes).

segunda-feira, março 08, 2004

Dia da...?

Todos os dias são dia de qualquer coisa. Hoje parece que é da Mulher (com M pois então!). Excelente. Quer dizer que é dia de uma série de gente atirar umas frases de circunstância para o ar, falar do importante papel da mulher nas nossas sociedades e do sofrimento a que muitas continuam sujeitas e blah blah blah. Entretanto, elas continuam a ser violadas, espancadas e assassinadas. E a abortar e a trabalhar mais por menos dinheiro. No Sudão, no Iraque, na China. E nos Estados Unidos e em França e em Portugal. Se calhar ali mesmo, na porta ao lado. Adianta-lhes de muito que hoje seja o "Dia da Mulher"...

Um país doente

Um ex-primeiro ministro algarvio e apreciador de bolo-rei lança hoje o segundo volume da sua autobiografia. Aí tece umas considerações avulsas acerca de um ex-membro do seu governo.
Um ex-secretário de estado da Cultura e amante da obra de Chopin afirma não estar nada preocupado com as considerações que o seu ex-patrão (o algarvio) tece a propósito da sua pessoa.
Os dois ex- são candidatos a candidatos a um cargo cujas eleições se disputam daqui a dois anos (!).
O Eurostat divulgou hoje um estudo segundo o qual Portugal é o país da União Europeia com menos médicos, enfermeiros e parteiras por cem mil habitantes. Simultaneamente, Portugal é um dos países com mais farmacêuticos.
O que é que aqui não bate certo?
A mim parece-me é que o país precisa também de muitos psiquiatras...

Parabéns, Caeiro


Às vezes, em dias de luz perfeita e exacta

Às vezes, em dias de luz perfeita e exacta,
Em que as coisas têm toda a realidade que podem ter,
Pergunto a mim próprio devagar
Porque sequer atribuo eu
Beleza às coisas.

Uma flor acaso tem beleza?
Tem beleza acaso um fruto?
Não: têm cor e forma
E existência apenas.
A beleza é o nome de qualquer coisa que não existe
Que eu dou às coisas em troca do agrado que me dão.
Não significa nada.
Então porque digo eu das coisas: são belas?

Sim, mesmo a mim, que vivo só de viver,
Invisíveis, vêm ter comigo as mentiras dos homens
Perante as coisas,
Perante as coisas que simplesmente existem.

Que difícil ser próprio e não ser senão o visível!


Alberto Caeiro

Fernando Pessoa criou o heterónimo Alberto Caeiro há 90 anos (8 de Março de 1914).

sábado, março 06, 2004

Porque é que Luís Figo é o melhor de todos nós?

Há algo de irritante na pequenez e falta de ambição nacionais que nos leva a ficar muito satisfeitinhos com medalhas de bronze e de prata, com "brilhantes prestações", em competições desportivas europeias e mundiais e que faz os nossos jornalistas (?) desportivos falar no "Manchester de Ronaldo", na "Lazio de Couto" ou no "Barcelona de Quaresma".
Luís Figo é o melhor desportista português de todos os tempos. Ele joga no mais prestigiado clube de futebol do mundo, já conquistou troféus e mais troféus, já foi considerado o melhor jogador do mundo e arrisca-se a ser campeão de Espanha e da Liga dos Campeões ainda este ano. Porque chegou Figo onde mais nenhum antes dele chegou? Será que Figo se contenta com o segundo lugar ou com "brilhantes prestações"? Não me parece. Figo, ao contrário da generalidade dos seus (e meus) compatriotas, pensa que o segundo é o primeiro dos últimos e que não vale a pena lutar por ser o melhor dos últimos. Vale a pena lutar por ser o melhor dos melhores. Mesmo que não se ganhe sempre é preciso partir sempre com o objectivo do primeiro lugar, não com o objectivo de "fazer o melhor possível". Infelizmente, em Portugal e nas mais variadas áreas (no desporto, na política, na educação, na cultura, na economia) tenta-se apenas desenrascar "o melhor possível".
Como Figo, no desporto, só mesmo Rosa Mota e Carlos Lopes. E, curiosamente, talvez José Mourinho. Na cultura Maria João Pires, os Madredeus e Eduardo Lourenço. Na política...?

P.S.: Rui Silva ficou em segundo lugar nos Campeonatos do Mundo de Atletismo na prova de 3000 metros. E vamos todos ficar muito contentinhos...

[random acts of speech] # 3

"Tomorrow... will not be like today."

sexta-feira, março 05, 2004

O universo imita a Arte

Este é o quadro pintado por Vincent Van Gogh em 1889.


Esta é a foto captada pelo telescópio espacial Hubble.

A fina flor... do entulho, ou a elite que temos

Há uma semana atrás aconteceu na Assembleia da República aquilo a que os governantes e deputados da Nação pomposamente chamam de "debate mensal" e foi o que se (ou)viu: ideias nem uma, argumentos que envergonham qualquer pessoa com dois dedos de testa, troca de insultos (camuflados), piadas rasteiras ao nível do melhor (!) dos Malucos do Riso.

Dois dias depois, um presidente de Câmara comportou-se como um arruaceiro num estádio de futebol (que por "acaso" tem o nome do arruaceiro...) de um país que daqui a poucas semanas vai receber o campeonato europeu de futebol. A mesma criatura afirma e reafirma que se voltasse atrás se comportaria exactamente da mesma forma (o que só espanta quem não conheça o calibre da peça, que é, aliás, membro do senado do CDS-PP). O partido ao qual o energúmeno pertence assobiou para o lado.

Há dois dias "discutiu-se" na Assembleia da República a interrupção voluntária da gravidez, sabendo-se antecipadamente que o partido com maiores responsabilidades na governação - logo, resolução dos problemas - do país não tem posição sobre o assunto. Pior, não deixa que os seus deputados que têm opinião sobre o assunto a exprimam livremente através do voto... Estes senhores preferem adiar a resolução de um problema gravíssimo para depois de 2006. Até lá a violência física e psicológica contra milhares de mulheres vai continuar.

Entretanto, há um candidato a candidato à presidência da República cujo principal objectivo, se por infelicidade for eleito, será a manutenção da coligação governamental revelando em última análise a elevada consideração que o senhor tem pelo mais alto cargo da democracia portuguesa.

Em Junho de 2004 haverá eleições para o Parlamento Europeu e a três meses dio acto (e menos de dois do alargamento da União Europeia para 25 estados-membros) a escassa discussão tem incidido sobre cartões amarelos e vermelhos... Ideia (uma, ao menos...) sobre o futuro da União ou o papel de Portugal na construção europeia nem vê-las.

São estes os edificantes exemplos da classe que dirige Portugal. São estes os senhores que têm o descaramento de me pedir mais produtividade, mais competitividade, mais esforço e mais trabalho. São estes os senhores que me apetece mandar àquela parte. Citando, livremente, Mota Amaral: "Meus senhores, o vosso tempo acabou!".

terça-feira, março 02, 2004

Public enemy

Eu sei que já passaram dois dias e que, supostamente, a actividade bloguística implica uma certa (chamemos-lhe) actualidade, um certo estar em cima do acontecimento. Ou pelo menos, a esmagadora maioria dos posts d'A Coluna têm seguido esse princípio. Contudo, what the hell!, já passaram dois dias e ainda assim não resisto a destilar aqui a minha raiva contra quem neste país ainda permite que um perigoso sociopata como Avelino Ferreira Torres ande por aí à solta. A criatura não deveria estar há muito internada num estabelecimento adequado a pessoas com as suas perturbações mentais e que, ainda por cima, constituem uma ameaça à segurança pública? Lá que o Emplastro ande para aí atrás das câmaras de televisão não me incomoda nada, que o rapaz até parece inofensivo, agora que um presidente de Câmara se comporte como um arruaceiro já me deixa muito, mesmo muito inseguro. Digamos que visitar Marco de Canavezes não está nos meus planos a curto prazo...